sábado, junho 09, 2012

DEGRADAÇÃO DA ESPÉCIE

Numa conferência, lembro-me de ter ouvido o extraodinário João Lemos dizer, uma vez, que uma das razões essenciais para o salto na espécie humana, para além das mais divulgadas - erecção [salvo seja!], polegar oponível, ou seja, na formulação simplória e medíocre, «dialéctica pé-mão-cérebro» - se deveu à alimentação. Os primeiros hominídeos comiam ameijoas. Comiam certo tipo de peixe. Ómega: ómega é uma substância sobre a qual não me apetece (e não sou capaz) de dar informação acrescida, porque não estou para pesquisar. Mas a maioria do peixe possui "ómega", e isso terá sido decisivo no desenvolvimento cerebral, no desenvolvimento da inteligência, na evolução da espécie.

Algo de assustador me tem ameaçado nesta hipótese.
Preciso de dizer tudo?
Se a dieta foi essencial para o progresso da humanidade, não será a actual "dieta" dos adolescentes decisiva para a regressão da espécie? Para a decadência da humanidade? Em direcção ao fim da inteligência?
Fim do peixe. Fim de qualquer refeição sofisticada. MacDonald's, ou seja, fim de talheres - e, portanto, também uma interrupção física no desenvolvimento da dialéctica "mão-cérebro"? Muita carne? Demasiada gordura e ausência de ómega?

Pensem nisso. Alguém tem de pensar nisso. Eu prefiro não pensar nisso...
 

Sem comentários: