terça-feira, fevereiro 05, 2008

UM RETRATO

Com oitenta e quatro anos de idade, a minha mãe, que sempre se interessara por fotografia, pega agora, a propósito de uma exposição em que pensa participar, de novo na sua máquina, e parte com ela pelas ruas, disparando contra árvores, pombos, pessoas.

Vejo-a com esta vivacidade, e penso: «O que faz não se ser professor!», experimentando uma leve (oh, levíssima, só...!), leve inveja por me sentir, por contraponto, sempre esgotado, praticamente a dormir em pé, demasiado preocupado com o futuro, permanentemente ansioso, tomando comprimidos para a tensão (na ausência de comprimidos para a «atenção» dos meus alunos) e sem dinheiro para uma máquina de fotografar a sério!

A minha mãe entusiama-se, mostra-me fotos, fala demoradamente acerca das histórias por trás.

Deve estar a aventurar-se pelo simbólico. Sim, como é que ela altera deste modo as proporções? E que significações arrepiantes procura revelar nestas metamorfoses?

O lado simbólico das suas fotografias assusta-me um pouco. Contemplo longamente, com um ar muito sério, esta foto, por exemplo, que ela tirou de mim e de que se orgulha. Numa festa, talvez. Diz que a vai pôr bem à vista. Diacho! Ei-la: a minha mão, uma mão muito grande, a chamada manápula, em primeiríssimo plano, segurando um também assombroso e gigantesco copo com whisky, enquanto lá ao fundo, em segundo plano, se entrevê a minha barriga, encimada pela minha cabeça, na verdade só uma cabecinha, um ovo minúsculo, quase um adorno distante para aquela manápula-a-segurar-o-copo-com-whisky.

Um efeito casual?
Os seus trementes oitenta e quatro anos a produzir fotos desfocadas, de ângulos errados, proporções inconcebíveis, bizarras?
Ou um significado secreto?

Que raio estará a velha a tentar dizer???

3 comentários:

Unknown disse...

Com essa idade, que importância têm os ângulos desde que ela esteja feliz? Quantas pessoas se podem orgulhar de poder escrever um post assim da sua mãe velhinha?
Parabéns! (E já agora, não interessa sequer o ângulo e muito menos o que ela quer tentar dizer. A não ser que a barriga te incomode, isto é, a manápula, claro.)

lara_1012 disse...

Agora chama-lhe "lado simbólico"... Sim... eu também tenho algumas fotos em que fiquei um bocado simbólica... felizmente que ninguém está a pensar expô-las!

Sara Rainbow Soul disse...

Que espectáculo!!! Linda, delicioso e doce;) A tua mãe, claro!