quinta-feira, fevereiro 07, 2008

UMA NOVA IMAGEM POR MUITO POUCO TEMPO

Por que se me terá metido na cabeça deixar crescer uma barba? Metido na cabeça e, já agora, metido nos queixos?! Por preguiça, antes de mais: vinha aí o carnaval com os seus três dias, durante os quais, circulando de chapéu cómico e soprando gaitinhas, me parecia pouco lógica a preocupação de me escanhoar. E por fim porque, uma vez passados os dois dias em que ela me punha um ar famélico e desleixado, mirei-me no espelho e, por uma vez, não me senti insultado pelo reflexo que me era devolvido. O que eu vi foi uma espécie de George Clooney, com a pequeníssima diferença de me não parecer com ele em nada senão na mania de insistir em beber Nespresso.

De regresso à escola, apercebi-me de que, realmente, provocava um surpreendente efeito sobre as mulheres. Numa palavra: hilaridade!

Compararam-me ao Pacheco Pereira! Ou a mim próprio, mas em pior! Falaram em pêlo-de-arame! Quando me cruzava fosse com quem fosse, não via a pessoa, via-me a mim, via a minha barba, procurava os efeitos da minha barba nos seus esgares de riso, nos seus ares de espanto! Estive um dia inteiro na presença de mim mesmo, num egocentrismo tresloucado e triste, como se o mundo tivesse desaprecido e nada sobejasse senão um solitário barbudo. (Mas, logo a seguir, uma gargalhada perdida vinha lembrar-me que, afinal, o mundo não desaparecera de todo: escondera-se para troçar mais à vontade...)

Seja como for: vou já de seguida escanhoar-me.

3 comentários:

lara_1012 disse...

Oh espécie de George Clooney arraçado de Pacheco Pereira: então, não há posts prá malta?

zorbas disse...

Estás mais bonito agora. Fiquei com receio, quando te vi barbudo e com com um ar deileixado, que andasses a tentar passar disfarçado (mas não despercebido)de algum atacante real ou imaginário. Nos dias que correm é difícil imaginar pior do que a realidade se apresenta. E depois, desculparás, mas ninguém te iria pedir um Nespresso...

Unknown disse...

Sim, Zorbas, quem é que pede um Nespresso a uma pessoa que quer à viva força arrancar daquela máquina uma chávena de porcelana?