Por que se me terá metido na cabeça deixar crescer uma barba? Metido na cabeça e, já agora, metido nos queixos?! Por preguiça, antes de mais: vinha aí o carnaval com os seus três dias, durante os quais, circulando de chapéu cómico e soprando gaitinhas, me parecia pouco lógica a preocupação de me escanhoar. E por fim porque, uma vez passados os dois dias em que ela me punha um ar famélico e desleixado, mirei-me no espelho e, por uma vez, não me senti insultado pelo reflexo que me era devolvido. O que eu vi foi uma espécie de George Clooney, com a pequeníssima diferença de me não parecer com ele em nada senão na mania de insistir em beber Nespresso.
De regresso à escola, apercebi-me de que, realmente, provocava um surpreendente efeito sobre as mulheres. Numa palavra: hilaridade!
Compararam-me ao Pacheco Pereira! Ou a mim próprio, mas em pior! Falaram em pêlo-de-arame! Quando me cruzava fosse com quem fosse, não via a pessoa, via-me a mim, via a minha barba, procurava os efeitos da minha barba nos seus esgares de riso, nos seus ares de espanto! Estive um dia inteiro na presença de mim mesmo, num egocentrismo tresloucado e triste, como se o mundo tivesse desaprecido e nada sobejasse senão um solitário barbudo. (Mas, logo a seguir, uma gargalhada perdida vinha lembrar-me que, afinal, o mundo não desaparecera de todo: escondera-se para troçar mais à vontade...)
Seja como for: vou já de seguida escanhoar-me.
quinta-feira, fevereiro 07, 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Oh espécie de George Clooney arraçado de Pacheco Pereira: então, não há posts prá malta?
Estás mais bonito agora. Fiquei com receio, quando te vi barbudo e com com um ar deileixado, que andasses a tentar passar disfarçado (mas não despercebido)de algum atacante real ou imaginário. Nos dias que correm é difícil imaginar pior do que a realidade se apresenta. E depois, desculparás, mas ninguém te iria pedir um Nespresso...
Sim, Zorbas, quem é que pede um Nespresso a uma pessoa que quer à viva força arrancar daquela máquina uma chávena de porcelana?
Enviar um comentário