domingo, janeiro 06, 2008

CRIME NA PASSAGEM DE ANO (V)

Melody entrou lavada em lágrimas, com a pintura do rosto esborratada, a camisa rasgada nos ombros e no decote, a saia enxovalhada, praticamente arrancada, e somente com um dos seus sapatos de salto curto calçado; chorava como que num desespero atroz.
As crianças tinham vindo assistir ao trágico, ou cómico, ou tragicómico espectáculo de Melody, uma rapariga crescida, estranha, sim, mas crescida, em trajes menores, ou quase, chorando e repetindo frases sem nexo:
- Foi ele! Foi ele! -, soluçava.
- Que modos são esses, rapariga? - perguntava o Engenheiro. - «Ele», quem?! - inquiria ainda, como se temesse que Melody o acusasse a si.
- Charlie! Foi Charlie!
- Que disparate, menina! Recomponha-se. E componha-se, pelo amor de Deus! Charlie não está cá.
- Foi ele, foi ele! Ali em cima, no quarto... - e apontava, tremente.

Mal tinham tido tempo para a calar, para a amparar, para a agasalhar, para digerir a sua afirmação peremptória de que Charlie estava em casa, e lhe fizera algo que a deixara em tal estado, quando Mr. Arbuckle, arrancado às suas memórias, ao seu doce devaneio, caído numa irascibilidade perfeitamente senil, armava o terceiro escândalo, berrando que os não queria ali, que os punha fora de casa, a todos!, empurrando o Engenheiro, dirigindo a sua própria esposa - por engano ou deliberadamente - em direcção à porta da rua...

Só as badaladas da meia noite puseram fim à confusão geral.

Entretanto, um corte de energia fazia cessar os gritos no interior da casa, ao mesmo tempo que, no exterior, se faziam ouvir outros gritos, animadíssimos, se elevavam foguetes e festivas rolhas de champanhe, que saudavam, com renovadas esperanças e muitas expectatitas, o aparentemente bem-vindo 1958.

Quando a luz voltou, à meia noite e um, precisamente à meia noite e um minuto, ouviu-se um grito no interior da casa.
À meia noite e sessenta e sete segundos, ouviu-se um novo grito. (Outra voz, outra pessoa, também no interior da casa...)

O primeiro, soltado por Mrs. Turtle, na sala, dava conta do seu espanto por deparar com a gaiola aberta, e vazia...! Zorba não estava ali. Como Cristo, também parecera ter ressuscitado do seu túmulo.

O segundo, mais angustiado, lançado por Melody, manifestava o horror dela diante do corpo do Engenheiro, estendido no chão, de bruços, com o cabo de uma faca sobressaindo: a faca estava completamente enterrada num poço de sangue, escavado, se assim me posso exprimir, nas suas costas, por sobre o lado do coração.

(CONTINUARÁ... DEPOIS DE UM DESCANSO QUE OS MEUS LEITORES MERECEM)

1 comentário:

zorbas disse...

Já descansámos! Afinal para onde me levaram? Para onde fui? Começo a ficar impaciente, porque embora veja bem de noite, não dá para vislumbrar nada. Ah, e não venham dizer que fui eu que matei o Engenheiro. Só me faltava mais essa!